Você sabia que pode cadastrar sua empresa em outro município?

Saiba como cadastrar sua empresa em São Paulo-Capital e não sofrer retenção de ISS

Atender clientes que estejam na maior capital do País com certeza pode ser muito interessante para o seu negócio.

Se você é PJ e tem o seu o home office ou a sua estrutura instalada em outro município que não São Paulo, e de repente consegue contratos com empresas paulistanas pode ser surpreendido com um desconto entre 2,00% até 5,00% no recebimento da sua Nota Fiscal.

Nesse texto você vai aprender rapidamente como evitar essa retenção.

Confira!

CPOM-SP - O que é?

O termo CPOM quer dizer Cadastro de Prestadores de Outro Município e é obrigatório para todas as empresas que não estão no município de São Paulo mas que prestam serviços para clientes da cidade de São Paulo.

O tomador do serviço (o seu cliente com endereço em São Paulo) ao receber a sua Nota Fiscal deve observar se a sua empresa tem cadastro na Prefeitura de São Paulo. Se não tiver, fará a retenção do imposto.

Aumento da carga tributária

Então, caso você não tenha esse cadastro, o cliente fará a retenção do imposto em alíquota que depende do regime tributário da sua empresa, Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Via de regra, a retenção varia entre 2% a 5%.

Veja que, em um projeto de R$ 100mil, você pode sofrer uma retenção de até R$ 5mil. Um grande prejuízo para sua empresa.

Como evitar a retenção?

É Simples!

A Prefeitura de SP disponibiliza um sistema de pré-cadastro onde são lançadas algumas informações da sua empresa.

Tenha em mãos o CNPJ e o Contrato Social da sua empresa.

Você também poderá fazer o upload de algumas imagens que comprovam a existência da sua empresa, como fotos da fachada, fotos do número do prédio ou da casa e instalações internas.

Isso mesmo! É possível o cadastro mesmo que você trabalhe em home office.

Depois, deverá juntar a documentação solicitada (conta de energia elétrica, contas de telefone, declarações fiscais que comprovam o número de funcionários se for o caso e fotos da casa, caso não tenha feito o upload no pré-cadastro) e remeter via Postal para o endereço da Prefeitura.

A documentação será analisada em até 30 dias.

Se estiver tudo OK, você não terá mais a retenção do ISS.

Atenção:

É importante acompanhar o andamento e deferimento do seu pedido, pois a Prefeitura pode solicitar documentação adicional ou até mesmo rejeitar algum documento enviado e você terá um prazo geralmente de 15 (quinze) dias para enviar novamente.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a Manassés Contabilidade Estratégica.

Temos feito esse cadastro para muitos de nossos clientes e estamos prontos para te ajudar!

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