A importância de ter uma conta corrente PJ para o seu negócio

Conta corrente PJ: Conheça as principais vantagens.

 

Dúvida comum de quem começa a atuar como PJ: Devo ter uma conta corrente específica para o meu CNPJ? Uma conta corrente PJ?

A resposta é: SIM, por alguns motivos. Vamos aos principais!

 

1. Distinção entre os ganhos e despesas da PF e da PJ

 

Independentemente do tamanho da sua empresa, se você tem um CNPJ para emitir poucas ou muitas notas fiscais no mês, deve observar algumas regras que a legislação brasileira impõe para os registros contábil e fiscal.

Uma delas é a distinção entre o patrimônio do sócio e o patrimônio da empresa.

*Juridicamente isso pode ser diferente, principalmente quando falamos da figura do “empresário individual”. Mas, nesse post vamos tratar apenas dos aspectos fiscal e tributário

Então, aquilo que você ganha como PJ deve vir mediante emissão de Nota Fiscal da sua própria empresa e recebido, via de regra, na conta corrente PJ.

Ainda na conta corrente PJ devem ser pagas as despesas da empresa, tais como impostos, contabilidade, telefone da empresa, enfim, tudo que for efetivamente despesa da empresa.

O pró-labore, que é diferente do Lucro, também deve ser pago aos sócios pela conta corrente PJ.

Dúvidas sobre Pró-labore? Dá uma olhadinha nesse post:

Diferenças entre Faturamento, Lucro, Pró-labore.

 

2. Facilidade no registro contábil

 

O escritório de contabilidade não apenas emite a guia do imposto mensal. Isso é só uma pequena parte do trabalho mensal.

Temos a obrigação de registrar toda a movimentação financeira da empresa, o que envolve o recebimento das notas fiscais e pagamento das despesas.

Depois, é feita o que chamamos de conciliação contábil para verificar se os saldos das contas contábeis estão de acordo com o saldo do extrato bancário.

Obviamente não é interessante para o contador que tenha no extrato bancário despesas pessoais como cartão de crédito ou compras no shopping.

Pior ainda seria ter que enviar o extrato bancário da conta Pessoa Física para o escritório identificar no meio de tantas despesas, o que foi recebimento de Nota Fiscal, o que foi pagamento de impostos etc.

 

Aqui na Manassés Contabilidade Estratégica sempre orientamos os clientes nesse aspecto, assim podemos cumprir todas as obrigações com tranquilidade.

 

3. Correta apuração do “Lucro isento de imposto”

 

Quem atua como PJ provavelmente identifica a vantagem tributária em comparação ao regime CLT e outros.

Por exemplo, se você tinha um salário bruto de R$ 10mil como CLT, atuando como PJ, se você tiver contratos com clientes que rendam R$ 10mil de faturamento, muito provavelmente o seu líquido mensal será maior.

Mas uma coisa que muitos não sabem é que, para não pagar Imposto de Renda PF sobre o “líquido” é necessário ter o correto registro contábil da operação financeira.

 

Ou seja, tudo o que foi dito no item 2 e outros detalhes precisam ser observados para que o escritório de contabilidade faça a correta apuração do lucro do PJ, informe esse valor para a Receita Federal e depois você informe o Lucro no seu Imposto de Renda PF – Declaração IRPF

 

Resumindo

 

Sim, é essencial você ter uma conta corrente específica para a sua empresa, uma conta corrente PJ.

Essa é mais uma dica para você ser um PJ de sucesso!

Quer receber nossos artigos em primeira mão?

Deixe seu nome e e-mail e seja avisado sobre nossas novidades.

Não vá ainda!

Preencha abaixo o formulário e fale com a gente pelo WhatsApp.